Segunda-feira, 11 de Maio de 2009

Tomateiros

 

Encontrei estes ferros helicoidais á venda e pensei que me podiam ser úteis para os meus tomateiros, no ano passado caíram uns para cima dos outros, cresceram até ter um metro de altura e depois não suportaram o próprio peso. Com estes ferros ao crescerem os tomateiros ficam enrolados e não devem cair, pelo menos assim espero!

publicado por diariodahorta às 22:19

link do post | comentar | favorito
|
14 comentários:
De António José a 25 de Maio de 2009 às 19:33
Olá, Boa Tarde
Gostei do que vi e espero poder aprender algo consigo. Acabei de construir um estufa com 8x5 em policarbonato, onde já tenho feijão verde já quase criado e os tomateiros já estão a começar a dar. Vi estes ferros que colocou para os tomateiro e se derem resultado diga-me. Já tentei colocar mato por baixo mas há muitos que ficam escondidos e apodrecem. Este ano vou atá-los a estacas, Já pensei em fazer ums pequenos cilindros em rede de malha larga para colocar quando os tomateiros estão pequenos e depois quando crescem ficam aparados e deve ser fácil colher através dos buracos da rede (pelo menos com 10x10 ou 15x15 ). Quando tiver alguma descoberta que queira partilhar... é só mandar. Cumprimentos
António José
Castelo Branco - São Vicente da Beira
De diariodahorta a 25 de Maio de 2009 às 22:49
Se este blog servir para ajudar alguém , já esta a servir o propósito para que foi criado. Desde que me dediquei á horta, que gostam de me oferecer livros sobre hortas e jardins. Não há livros portugueses sobre isto, os poucos que existem são versões inglesas ou alemãs traduzidas, onde os tomateiros só se dão em estufas. Depois de já ter comprado e aplicado os ferros, vi-os num desses livros e eram precisamente para segurar os tomateiros em estufas. Gostava de te pedir se puderes, que me explicasses melhor como fizeste a tua estufa e os materiais usados, eu quero construir uma também ..
De António José a 26 de Maio de 2009 às 09:47
Olá Bom Dia.
A estufa que construi foge um pouco ao desenho tradicional das estufas. Quiz fazer uma tipo "forte e feio" para durar e resistir às intempéries. Tem 8x5 (já estou arrependido de não ter feito maior). Ficou tipo casa com duas águas, paredes com 2,20 metros de altura a toda a volta, empenas ao centro com 2,80, armação em tubo rectangular zincado de 8x4, 6x4 e 5x3. A cobertura e paredes são em chapa alveolar de policarbonato 10 mm (têm garantia de 10 anos e protecção UV), fiz quatro janelas, duas de cada lado com 2x1 m. e uma porta de entrada. Os alicerces onde ficaram os prumos fixos foram feitos em bloco de cimento ce 50x20 e nivelados para no interior a terra ficar nivelada e ser mais fácil regar. No interior arranjei com cabo de aço uma maneira de fechar e abrir as janelas todas ao mesmo tempo e a abertura que entender. Junto da porta de entrada e num dos topos coloquei umas prateleiras com umas covetes gigantes para colocar as paletes dos viveiros onde ponho tudo a germinar para depois transplantar. Se quiser mande-me o seu mail para lhe enviar o esquema e descrição dos materiais e fotografias.
Cumprimentos
António José
De diariodahorta a 28 de Maio de 2009 às 00:37
Obrigado pela descrição da tua estufa, já agora chamo-me Tozé também. Já vi uma estufa feita mais ou menos como a tua, foi a primeira ideia que tive, só ainda não avancei, por causa do preço. As chapas de policarbonato bronze de 600 cm x 200 cm x 1 cm devem andar perto dos 500 euros cada uma e preciso de umas seis ou sete. Mas já vi umas onduladas semelhantes ás chapas de zinco, só que em acrílico transparente e ando a ver se encontro quem venda e preços, pode ser que fique mais barato! Porém a tua se for bem isolada vai fazer um efeito térmico , porque o policarbonato tem um tipo de caixa de ar no meio, isso vai ajudar a manter a temperatura mais estável. Se puderes envia-me uma foto para diariodahorta@sapo.pt , se te puder ajudar em alguma coisa diz!
De António José a 28 de Maio de 2009 às 09:45
Olá Bom Dia António José
No domingo já faço as fotos e depois mando. Sábado tenho que ir a Lisboa e não dá jeito fazer as fotos.
As placas que usei não são bronze mas sim transparentes cristal. Estas chapas são muito boas por causa da caixa de ar que têm. Na minha zona o inverno é muito rigoroso, chego a ter 6 graus negativos e dentro da estufa só aconteceu uma vez descer até aos 8 positivos, à noite. A estufa está orientada no sentido norte/sul para o telhado aproveitar ao máximo os raios solares. Se quiseres consigo arranjar as placas por um preço muito inferior. Trabalho nessa área das placas e tenho um fornecedor que as vende a preços bons. o preço de tabela para revendedores das placas de 10 mm de espessura é: 6.00x2.10 </a>- 199.71 euros ----- 8.00x2.10 - 266.28 euros. Acresce IVA a 20 %. Sobre estes preços, consigo um desconto na ordem dos 15%, dependendo do mercado na altura da encomenda. Se for preciso entrego na tua morada. Na minha estufa gastei sete chapas de 6.00x2.10 .
Só há cerca de cinco anos é que me entretenho na agricultura depois de regressar de Lisboa onde estive 30 anos. A estufa "a sério" só a tenho há meio ano mais ou menos. Antes tinha uma rudimentar com 4x4 . Também tenho um pequeno pomar com quase todas as espécies de árvores de fruto que se dão na minha região e a grande dificuldade que tenho é o controlo das doenças das árvores de furto. Ainda não consegui atinar com esta história. Tenho perguntado em lojas mas o que eles querem é vender e não informam nada de jeito. Há aqui uma associação que vai dar cursos nesta área e vou lá para ver se aprendo alguma coisa.
Cumprimentos
De diariodahorta a 29 de Maio de 2009 às 18:50
Não te preocupes muito com as fotos, quando puderes envia. Realmente estes preços já são mais atraentes , mas queria fazer isto mais barato. Por aqui as temperaturas não são tão baixas, primeiro vou ver se encontro as outras onduladas e depois comparo os preços e vejo se compensa. Obrigado por te ofereceres para me arranjar as placas. Em relação ás árvores tenho o mesmo problema, mas enviaram-me um site que pode ajudar qualquer coisa http :/ www.bayercropscience.pt /internet/culturas selc_cultura.asp . Escolhe-se o cultura que se quer e dá para ver um calendário com as possíveis doenças e tratamentos.
De António José a 5 de Julho de 2009 às 16:08
Olá Boa Tarde.
Desculpa lá a demora mas tenho estado fora e não tem dado para escrever. Os meus tomateiros já estão a dar salada mas estão a crescer tanto que daqui a pouco só com escada é que os consigo colher. Tentei mandar as fotos para o teu mail mais do que uma vez e veio sempre devolvido. Vou tentar mais algumas vezes.
Cumprimentos e boas colheitas
António José
De diariodahorta a 6 de Julho de 2009 às 23:24
Eu não estou com tanta sorte com os meus, o tempo não tem ajudado. Muita chuva, tempo fresco e falta de calor, os meus tem muita rama e tomates mas demoram muito a desenvolver-se. Nesta zona do país a erva dos campos ainda está toda verde, até parece que moro no Minho.
Tenta meter as fotos numa pasta zipada ou em rar .
De Fernando Almeida a 10 de Outubro de 2010 às 08:39
Caro António José bom dia , relativamente à baixa temperatura que se faz sentir na sua zona , eu também tenho aqui o mesmo problema na Seera de S.Mamede . Podia-me dizer onde posso arranjar chapas de policarbonato pelo preço que refere ?
Grato pela atenção

Fernando Almeida
De António Farinha a 11 de Novembro de 2011 às 11:51
Bom dia.
Onde comprou os ferros helicoidais?
Também me davam jeito.

Obrigado

De diariodahorta a 14 de Dezembro de 2011 às 21:27
Uns foram comprados numa loja de produtos agrícolas perto de minha casa, os últimos foram no Lidl e esses são os melhores porque são em inox.
De Abilio Tavares da Silva a 12 de Fevereiro de 2012 às 19:29
Ola Antonio Jose,

Ando a pensar fazer uma estufa e vim ter aqui ao seu blog. Gostaria q me enviasse por favor o esquema, materiais e fotografias que oferece acima!

Obrigado

Abilio Tavares da Silva
ats@mail.eunet.pt
De Joel Freitas a 25 de Setembro de 2012 às 21:47
Estou a tentar fazer uma estufa parecida, para produção de horticulas no inverno, mas não consegui um fornecedor e preços para as chapas. Será que existe algum na ilha da madeira?
De António José a 26 de Setembro de 2012 às 18:51
Boa tarde. Não sei se na Madeira há alguém que tenha destas chapas. Aqui no continente, compro-as num distribuidor. A empresa chama-se Dimatur e pode far com o Sr. Nelson, Telem 962720010. Pode dizer-lhe que fui eu que lhe dei o contacto. Eles só vendem para empresas mas pode ser que lhe indiquem se na Madeira alguém vende essas chapas. Até pode acontecer se a quantidade justificar que eles lhas enviem para a Madeira. A propósito, já estive duas vezes aí e ando com vontade de lá ir outra vez para mostrar a Ilha à minha esposa. Gostei muito de tudo. Abraços

Comentar post

Lembrei-me de fazer este blog depois de várias pesquisas na net para tentar encontrar soluções para alguns problemas que estava a encontrar. Depois da casa veio a horta; é muito bom ter onde ocupar os tempos livres, mas isto sem demasiado trabalho, o que leva aos tais problemas: sistemas de rega por aspressão e gota a gota, plantação, poda e tratamento de árvores de fruto, adubagens e tratamentos com químicos. Para além disto, gosto de morangos, mas é preciso saber como os tratar. Na net não há muitas coisas sobre isto, há quem faça e venda, mas não quem ensine a fazer e daí o blog. Quero que seja como um diário onde ao longo do ano eu vá mostrando o que vou fazendo. Pode ser que também consiga encontrar alguém que me ajude com algumas dicas. Mail do blog diariodahorta@sapo.pt.

.pesquisar

 

.Março 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Dia de limpezas

. Espinafres

. Enxertia

. Farrusca

. Casa da lenha

. Tremocilha

. Couves

. Tempestade de 19 de Janei...

. Morangueiros

. Cebolo

.arquivos

. Março 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Julho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Janeiro 2010

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

.tags

. abóboras(2)

. abóboras meninas(1)

. agriões(2)

. alface(1)

. alface de inverno(1)

. alface romana(1)

. alfaces(5)

. alfobre de couve lombarda(1)

. alfobre de morangueiros(1)

. alfobres(6)

. alhos(1)

. alhos franceses(3)

. ameixieira(3)

. ameixoeira(1)

. amoras(2)

. amoreira(1)

. amoreira em árvore(1)

. ano novo(1)

. árvores de fruto(6)

. àrvores de fruto(1)

. àrvores podadas(1)

. as primeiras culturas do ano(1)

. aspersores de rega(1)

. batata(1)

. batata agria(1)

. batata astérix(1)

. batata e cebolo(1)

. batatas(5)

. batateiras(5)

. beringelas(2)

. beringelas e curgetes(1)

. brócolos(1)

. bróculos(1)

. calda bordalesa(2)

. calendário de culturas - dezembro(1)

. calendário de culturas - fevereiro(1)

. calendário de culturas - janeiro(1)

. calendário de culturas - novembro(1)

. calendário de sementeiras 1ª parte(1)

. calendário de sementeiras 2ª parte(1)

. calendário de sementeiras 3ª parte(1)

. casa da lenha(1)

. cebolas(1)

. cebolas e alhos(1)

. cebolinhas(3)

. cebolo(4)

. cenouras(4)

. cerejeira(1)

. chuva de inverno(1)

. clementina(1)

. clementinas(1)

. cobertura para lenha(1)

. cobertura térmica(2)

. companheiro(1)

. companheiros(1)

. companheiros de horta(1)

. compostor(1)

. computador de rega(1)

. couve(1)

. couve chinesa(2)

. couve de bruxelas(1)

. couve lombarda(1)

. couve roxa(1)

. couve-flor(1)

. couves(6)

. couves chinesas(2)

. crivado das pereiras(1)

. curgetes(4)

. endívias(2)

. enxertia(3)

. espargos(14)

. espinafres(6)

. estufa(2)

. favas(7)

. faveiras(5)

. feijão de empa(3)

. feijoeiros(6)

. framboesas(2)

. gatinhos(2)

. geada(2)

. larangeira(2)

. laranjeiras(5)

. lepra dos pessegueiros(2)

. limoeiro(3)

. melancias(7)

. meloas(5)

. milho doce(3)

. mini-tigre(2)

. morangos(7)

. morangueiros(9)

. nabiça portuguesa(2)

. nabos(4)

. pepinos(2)

. pimentos(2)

. poda de árvores(2)

. rábanos(2)

. relva(2)

. roseiras(2)

. sacha(2)

. tomateiros(12)

. todas as tags

.links

.subscrever feeds