Terça-feira, 25 de Novembro de 2008

Árvores de fruto

 

Mais algumas árvores: 3 macieiras, 2 cerejeiras, 3 pereiras, 2 ameixieiras, 3 pessegueiros e 1 amoreira. Tenho de aprender os tratamentos a fazer a cada uma delas e a rega. Se alguém souber agradeço as dicas!

publicado por diariodahorta às 22:33

link do post | comentar | favorito
|
32 comentários:
De Joao silva a 13 de Junho de 2010 às 02:08
Você semeou ou plantou essas arvores?

Deixo-lhe meu contacto para trocar ideias consigo e me ajudar com a minha horta, pois vejo que percebe do assunto, no entanto também quem sabe nao faça um blog :)

meu email: j_skater_lda@hotmail.com

De diariodahorta a 17 de Junho de 2010 às 23:00
Apenas plantei, semear demora muito tempo, semear e depois enxertar sempre leva pelo menos 5 anos. Plantar e depois tratar, já dá bastante que fazer.
De cristina pereira a 27 de Agosto de 2012 às 02:15
Olá! Eu experimentei semear de maçãs que gostei muito! E nasceram ...mas já lá vão 3 anos e ainda não vi qualquer flor...ainda estão em vasos...e o mesmo com dióspireiro ...esses já têm mais de 1,5 m de altura.
se puderem ajudar-me ...agradecia!
De Miguel a 27 de Fevereiro de 2013 às 17:16
Se nao dá nada, deve ser enxertada...
De Matos a 3 de Fevereiro de 2011 às 13:09
Caro amigo: Plantou duas cerejeiras, que variedades plantou? Atenção á polinização, pois é um factor importante na produção de cerejas.
Há cerejeiras autoferteis e outras que precisam de polinizadores.
Se souber a variedade talvez o possa ajudar, se não souber arrisca-se a ter uma arvore que dá flor e não dá fruto.
Outro factor muito importante são as horas de frio na zona onde estão plantadas. Há variedades que necessitam de 800 a 1000 horas mas também há outras que somente necessitam de 200 horas. As horas de frio são contadas entre 1 de Novembro e 28 Fevereiro a temperatura abaixo dos null . Como saber quantas horas estão na zona? O Ministério da Agricultura tem estações que medem essas temperaturas, é só necessário procurar a estação mais próxima da sua zona. Rega: Normalmente a cerejeira não é muito exigente em termos de água, mas há que ter cuidado nos períodos de mais calor.
Tratamentos: é bastante útil fazer três desinfecções das arvores no Inverno , principio meio e fim da queda das folhas. Se necessitar de mais alguma dica por favor contacte.
De diariodahorta a 3 de Fevereiro de 2011 às 21:31
Afinal são é 3, é pena é que não sei qual a qualidade delas, sei que são todas diferentes, fui eu que escolhi, mas não guardei o nome da qualidade. Se me puderes explicar melhor os tratamentos , agradeço-te porque não sei nada. Este ano tive de lhes dar uma pequena poda, não quero cerejas só para os pássaros , gosto de ver as cerejeiras no Fundão, baixas e muito produtivas.
De Arnaldo a 7 de Fevereiro de 2011 às 19:39
Caro amigo
Os tratamentos a dar as cerejeiras são somente dados se verificar que têm alguma doença.
Como disse eu recomendo-lhe que faça a desinfecção das arvores com um produto á base de cobre que poderá entre vários ser o Cupravit da bayer ou o Cuprital da Sygenta. Este tratamento dá-se no inverno no principio , meio e fim da queda das folhas.
De diariodahorta a 8 de Fevereiro de 2011 às 00:34
Obrigado! Esse tratamento já fiz neste fim de semana que passou. Vamos lá ver se é este ano que as consigo provar.
De Arnaldo a 9 de Fevereiro de 2011 às 17:46
Quando diz vamos lá a ver se é este ano que as consigo provar,na realidade o que é que tem acontecido? Dão flor e o fruto cai não vingando? Não dão flor? Explique-me melhor para eu também ver se o posso ajudar melhor, porque há causas que podem ser ultrapassadas, outras há que não é possível, mesmo conhecendo as causas por vezes é difícil porque estamos a tratar de umas e são outras que estão a dificultar a acção. O que acontece com as arvores é um pouco idêntico ao que acontece com as nossas doenças, são ciências não exactas. Já agora diga-me por favor em que zona tem as suas cerejeiras.
Sempre ao dispôr.
De diariodahorta a 11 de Fevereiro de 2011 às 20:26
Este é o terceiro ano das cerejeiras, no ano passado já deram flor mas a maioria acabou por cair e as que ficaram caíram antes de amadurecer. Este ano é que deve dar para ver melhor, porque as árvores estão mais fortes e têm já muitos daqueles olhos que dão flor. Ficam numa zona de encosta e de solos bem drenados arenoso-calcários . As temperaturas durante o Inverno são muito baixas e com formação de geadas.
De Arnaldo a 14 de Fevereiro de 2011 às 22:57
Caro amigo se deram flor e algumas vingaram mas acabaram por caír antes de amadurecerem pode ser que as arvores tenham uma doença chamado moniliose. Esta combate-se com diversos produtos, se for ao site da bayer lá encontrará produtos para esse fim. Eu depois das cerejeiras darem a flor de 15 em 15 dias dou um produto chamado Pomarsol e tenho tido bons resultados.
De gil a 26 de Dezembro de 2011 às 12:28
Desculpem intrometer-me na vossa discussão. O meu caso é parecido com o de "diariodehorta". Tenho no meu quintal duas macieiras, duas cerejeiras e quatro pessegueiros que dão muita flor. As macieiras dão algumas maçãs, mas de tamanho muito reduzido. Nas cerejeiras vingam apenas meia dúzia de cerejas. Nos pessegueiros as folhas começam por ficar encarquilhadas e com manchas avermelhadas, e acabam por não dar fruto.
Este ano já lhe dei dois tratamentos com calda bordalesa. Que tipo de tratamentos devo continuar a fazer? Com o Pomarsol? O Pomarsol pode ser aplicado em qualquer época(abrolhamento, floração)?
De diariodahorta a 3 de Janeiro de 2012 às 23:37
Até o botão abrir aplica-se calda bordalesa, após a floração Pomarsol ou semelhante. Para a fruta ser maior temos de podar as árvores, não se podem deixar demasiados frutos. Geralmente a poda resolve, senão temos de tirar os frutos a mais manualmente.
De Joao a 12 de Março de 2012 às 23:31
A meu ver a poda deverá ser bem calculada pois se for demasiado ela provoca o atraso no crescimento da planta. Normalmente a poda é dada para que a árvore dê mais rendimento a uma altura mais baixa. Quanto aos tamanhos dos frutos penso que nada têm a ver com a poda. Tenho frutos grandes em algumas árvores de fruto e elas nunca foram podadas ou nunca levaram nenhum tipo de tratamento. Apenas um pouco de estrume. Quanto ao tratamento não acho isso nada correcto. Seja Pomarsol, seja cauda bordalesa.. o que a maioria das pessoas não pensa é que os químicos que damos na fruta vão voltar para nós!! Dos frutos e folhas passam para a terra e para a constituição da planta.. Por isso o melhor é tentar encontrar técnicas naturais e utilizar a própria natureza em nosso benefício. Se não aniquilarmos toda a fauna e flora existente no nosso pomar (que já existia anteriormente, coberto vegetal, ervas daninhas, pássaros, sapos, joaninhas, insectos,etc..) e se não plantarmos em monocultura será muito mais fácil para as plantas se defenderem das pragas e doenças!
De Tania Mota a 7 de Fevereiro de 2012 às 23:33
Boa noite, desculpe eu tenho cerejeiras branca e vermelha na mesma zona da pessoa deste blogue e as minhas talvez pelo facto de terem bastantes anos dão lindas cerejas e óptimas porem as árvores estão enormes e a minha duvida é se as devo podar ou não. Tenho uns pessegueiros que dão muito fruto porem caem quase todos para o chão. Embora sejam pequenos são muito bons, daqueles de roer e muito docinhos. Mesmo com bicho não quero fazer nenhum tratamento que não seja biológico, tenho quantidade suficiente para dividir com eles...eh eh eh..... mas gostava de saber se podar resolve alguma questao e se sim qual a melhor altura para o fazer. Muito obrigada
De diariodahorta a 8 de Fevereiro de 2012 às 22:25
Pelo que se diz as cerejeiras não gostam de ser podadas! Por outro lado quem for ao Fundão ou a Lamego irá constatar que lá elas são podadas e que não as deixam ser demasiado altas. A poda é uma forma de corrigir o crescimento das árvores, rejuvenescer os ramos produtivos e reduzir o nº de frutos para que seja maiores e de melhor qualidade.
De Tania Mota a 9 de Fevereiro de 2012 às 10:28
Na aldeia onde vivo nunca ninguém podava as oliveiras, mas desde que viemos para cá e o começamos a fazer toda a gente o faz e a verdade é que temos tido muitos bons resultados.Muito obrigado pela resposta.Cumprimentos.
De joao a 10 de Janeiro de 2012 às 08:40
Gostaria de saber se me poderia dizer uma variedade de cerejeira que consiga plantar no Algarve devido às poucas horas de frio? E se é auto fertil
De diariodahorta a 19 de Janeiro de 2012 às 23:18
Vou tentar-me informar mas sem promessas ...
De joao a 20 de Janeiro de 2012 às 09:34
obrigado, gostaria imenso que me podesse responder a isso.
De ferreira a 28 de Maio de 2012 às 12:08
Tenho uma árvore já há alguns anos,está muito grande e bonita pois carrega de flor, vinga o fruto e depois cai.
Gostaria de saber o que fazer para ela não perder a fruta, não sei qual a qualidade sei que é uma vermelha grande pois já comemos duas ou três. Vivemos no concelho de Ponte de Sôr perto da barragem de Montargil, desde já agradeço a sua disponibilidade.
De Pedro Lopes a 7 de Janeiro de 2013 às 00:41
Boas,

Andei a plantar também duas cerejeiras, só mais tarde é que descobri que existem variedades que precisam de polinizadoras!
Ora uma das variedades que plantei são Burlat, já descobri que tenho plantar uma variedade Brooks ou Van.
Ora a outra variedade que plantei é de Cereja preta de pele de Sapo. Sabem-me dizer se esta precisa de polinizadora?!
E a variedade Lisboeta, é auto-fértil?
Como é uma variedade nacional também estava inclinado a experimentar.
De luis oliveira a 16 de Maio de 2011 às 21:59
boa noite gustava de saber quais os tratamentos que posso dar as arvores um k seja para o geral!
OBRIGADO
De diariodahorta a 20 de Maio de 2011 às 00:38
Antes das árvores terem folhas aplicam-se duas vezes calda bordalesa, uma a seguirá queda das folhas e outra antes delas aparecerem. Depois de dar flor e de já ter os frutos pequenos, aplica-se de 15 em 15 dias Pomar Sol ou Fernide . Estes são os tratamentos básicos para todos os tipos de árvores. Em caso de doenças ou bichos temos de aplicar outros produtos.
De Hugo a 28 de Maio de 2011 às 16:29
Olá, tenho uma dúvida com cerejeiras que talvez me possa ajudar. Moro na zona de Torres Vedras que pelo que li não tem um numero de horas de frio suficientes para a maior parte das espécies de cereja, no entanto a cerejeira que tenho com 4 anos produz bastantes frutos, mas estes apenas chegam ao tamanho de uma ervilha, depois ficam amarelos e caiem. A dúvida que tenho é a seguinte: O facto de os frutos caírem pode estar relacionado com a falta de frio ou pelo facto de dar os frutos já “ultrapassou” esta necessidade? Relativamente a árvores polinizadoras as que tenho só foram plantadas nos anos seguintes por isso são ainda muito pequenas. Pode ser falta de polinização ? Sei que existem espécies mais recomendadas para poucas horas de frio e auto polinizadores no entanto ainda não consegui descobrir quais essas espécies .
Muito obrigado,
Hugo
De diariodahorta a 7 de Junho de 2011 às 22:12
Gostava de o poder ajudar, mas de cerejeiras não percebo quase nada. Pode ser outra pessoa o possa ajudar...
De José Avelino a 28 de Fevereiro de 2012 às 17:07
Variedades auto-férties, não precisam de polinizador: Lapins, Skeena e Swetheart. Variedades recentes, muito produtivas, descobertas e desenvolvidas à poucos anos pela universidade da Califórnia, EUA. Já muito difundidas na Europa e em Portugal. Algo mais que posa ajudar, disponha.
De Pedro Fontoura a 24 de Junho de 2012 às 13:13
No concelho de Vinhais, num terreno algo ventoso e virado a poente mas usufruindo de sol de outros quadrantes , xistoso por natureza , estou a pensar pôr arvores de fruto que possa usufruir durante o ano, pois só ocasionalmente vou á alseia.
A base seria 2 cerejeiras, 2 macieiras, 1 figueira e 2 pereiras.
Será possível uma sugestão quanto ás variedades a plantar face aos condicionalismos e objectivos a atingir?
Desde já um obrigado
De Jose Catarino a 27 de Junho de 2012 às 16:45
Boa tarde, comecei recentemente (1 ano) uma horta em conjunto com o meu pai e o meu irmão, e agora pensamos em plantar árvores de fruto, como começamos a pouco tempo não sabemos ainda muito acerca do assunto, venho então aqui pedir ajuda de alguém mais conhecedor que me possa dizer que tipo de árvores deva plantar agora e como o devo fazer, tendo em conta que moro no Alentejo (Serpa) e que é verão.
Obrigado
José Catarino
De avó matilde machado a 30 de Junho de 2012 às 00:06
se não houver tanta bocaria eu penso que as árvores irão crescer sem problemas.

até...
De bernardino a 13 de Abril de 2014 às 14:20
Caro amigo.
Costuma dizer-se que tem arvores mas não tem terra. Isto quer dizer que certas arvores de fruto não se dao em todas as regiões. Por isso aconselho verificar que arvores de fruto se dao nessa região e depois posso dar muitas dicas sobre tratamentos, podas etc. Mande sempre
Bernardino Costa
De gil ventura a 4 de Março de 2013 às 12:07
olá companheiros...
venho por este meio pedir ajuda aos presentes pois sou um leigo na matéria . mas gostava muito de plantar cerejeiras mas o clima não e muito frio , alguém me sabe dar uma espécie de cereja e o respectivo polinizador que precisem de poucas horas de frio , e onde posso comprar ??? o meu muito obrigado desde já ..

cumprimentos
Gil ventura

Comentar post

Lembrei-me de fazer este blog depois de várias pesquisas na net para tentar encontrar soluções para alguns problemas que estava a encontrar. Depois da casa veio a horta; é muito bom ter onde ocupar os tempos livres, mas isto sem demasiado trabalho, o que leva aos tais problemas: sistemas de rega por aspressão e gota a gota, plantação, poda e tratamento de árvores de fruto, adubagens e tratamentos com químicos. Para além disto, gosto de morangos, mas é preciso saber como os tratar. Na net não há muitas coisas sobre isto, há quem faça e venda, mas não quem ensine a fazer e daí o blog. Quero que seja como um diário onde ao longo do ano eu vá mostrando o que vou fazendo. Pode ser que também consiga encontrar alguém que me ajude com algumas dicas. Mail do blog diariodahorta@sapo.pt.

.pesquisar

 

.Março 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Visita n.º

Site Meter

.posts recentes

. Dia de limpezas

. Espinafres

. Enxertia

. Farrusca

. Casa da lenha

. Tremocilha

. Couves

. Tempestade de 19 de Janei...

. Morangueiros

. Cebolo

.arquivos

. Março 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Julho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Janeiro 2010

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

.tags

. abóboras(2)

. abóboras meninas(1)

. agriões(2)

. alface(1)

. alface de inverno(1)

. alface romana(1)

. alfaces(5)

. alfobre de couve lombarda(1)

. alfobre de morangueiros(1)

. alfobres(6)

. alhos(1)

. alhos franceses(3)

. ameixieira(3)

. ameixoeira(1)

. amoras(2)

. amoreira(1)

. amoreira em árvore(1)

. ano novo(1)

. árvores de fruto(6)

. àrvores de fruto(1)

. àrvores podadas(1)

. as primeiras culturas do ano(1)

. aspersores de rega(1)

. batata(1)

. batata agria(1)

. batata astérix(1)

. batata e cebolo(1)

. batatas(5)

. batateiras(5)

. beringelas(2)

. beringelas e curgetes(1)

. brócolos(1)

. bróculos(1)

. calda bordalesa(2)

. calendário de culturas - dezembro(1)

. calendário de culturas - fevereiro(1)

. calendário de culturas - janeiro(1)

. calendário de culturas - novembro(1)

. calendário de sementeiras 1ª parte(1)

. calendário de sementeiras 2ª parte(1)

. calendário de sementeiras 3ª parte(1)

. casa da lenha(1)

. cebolas(1)

. cebolas e alhos(1)

. cebolinhas(3)

. cebolo(4)

. cenouras(4)

. cerejeira(1)

. chuva de inverno(1)

. clementina(1)

. clementinas(1)

. cobertura para lenha(1)

. cobertura térmica(2)

. companheiro(1)

. companheiros(1)

. companheiros de horta(1)

. compostor(1)

. computador de rega(1)

. couve(1)

. couve chinesa(2)

. couve de bruxelas(1)

. couve lombarda(1)

. couve roxa(1)

. couve-flor(1)

. couves(6)

. couves chinesas(2)

. crivado das pereiras(1)

. curgetes(4)

. endívias(2)

. enxertia(3)

. espargos(14)

. espinafres(6)

. estufa(2)

. favas(7)

. faveiras(5)

. feijão de empa(3)

. feijoeiros(6)

. framboesas(2)

. gatinhos(2)

. geada(2)

. larangeira(2)

. laranjeiras(5)

. lepra dos pessegueiros(2)

. limoeiro(3)

. melancias(7)

. meloas(5)

. milho doce(3)

. mini-tigre(2)

. morangos(7)

. morangueiros(9)

. nabiça portuguesa(2)

. nabos(4)

. pepinos(2)

. pimentos(2)

. poda de árvores(2)

. rábanos(2)

. relva(2)

. roseiras(2)

. sacha(2)

. tomateiros(12)

. todas as tags

.links

.subscrever feeds