Terça-feira, 16 de Novembro de 2010

Calda Bordalesa

 

Foi assim que ficaram as laranjeiras depois de lhes aplicar a calda bordalesa, no ano passado não consegui comprar sulfato de cobre em pedra e tive de usar uma calda bordalesa comprada e adicionei mais cal. Este ano já comprei o sulfato de cobre em pedra, que derreti em água usei 400 gramas dois litros de cal viva derretida e fria em massa e adicionei 16 litros de água, depois de mexer muito bem e passar por um filtro apliquei então. Agora quero ver se tenho melhores resultados do que no ano passado. Este ano a calda ficou bem azul, as minhas árvores ficaram como as que costumo ver por aqui, só espero que esta chuva toda não lave demasiado as folhas e lhes retire a capa protectora.

publicado por diariodahorta às 23:06

link do post | comentar | favorito
|
29 comentários:
De Eugenia do vale a 17 de Novembro de 2010 às 22:28
Mas! Estou confusa.
Então põe a calda agora na altura de comer as laranjas???
bj eugenia
De Anónimo a 19 de Novembro de 2010 às 09:06
as laranjas devem-se comer nos meses sem "r" (maio, junho,julho, agosto)
De Eugenia do vale a 19 de Novembro de 2010 às 09:10
Mas afinal esta horta é onde??? No brasil?
De diariodahorta a 21 de Janeiro de 2011 às 23:41
A 40 km a sul de Coimbra Portugal, numa Vila muito simpática.
De Eugenia do Vale a 19 de Novembro de 2010 às 09:28
Agora a sério!
Veja as minhas laranjas em
www.hoticasa.blogspot.com
Acha que as vou guardar para Maio?
bj eugenia
De Anónimo a 21 de Novembro de 2010 às 18:58
mas eu não sou o dono do site sou apenas um leitor a dizer o que a minha avó me disse
De silvia lima a 3 de Maio de 2011 às 11:39
aí está um bom produto usado na agricultura biologica, usa-se o produto antes ou na altura do ataque, respeitando-se o intervalo de segurança dos produtos não há problema, esta calda é cobre e cal...acho que o ditado dos meses é come-se nos meses com r, que são os meses em que precisamos mais de vitaminas,lol
De cavaco a 17 de Maio de 2011 às 14:26
boas
Já teve algum problema em alguma planta por aplicar calda bordalesa nomeadamente queimar folhas e flor devido a esta estar muito ácida ou à planta não a tolerar?
De diariodahorta a 20 de Maio de 2011 às 00:27
Até ao momento ainda não, as quantidades que usei já me foram dadas por pessoas que fizeram isso toda a vida. Protege muito as plantas, especialmente no inverno, usa-se em todo o tipo de árvores. Com frio podem-se aplicar produtos á base de cobre, mas quando os dias aquecem, estes produtos aplicados a horas de calor, são tóxicos para as plantas, deve-se aplicar outro tipo de produtos que não tenham cobre na sua composição e aplicar pela manhã ou no final do dia.
De cavaco a 20 de Maio de 2011 às 11:25
Obrigado pela resposta !
Já tenho os ingredientes da calda bordalesa e vou ver se resulta eficáz no combate ao mildio nos tomateiros.
Continuação de boas colheitas e boas sementeiras!
De Marcos Pereira a 12 de Novembro de 2011 às 05:50
Bom Dia,

Se não estou em erro, calda bordalesa em Outubro/Novembro e Óleo de verão em Março/Abril.

Isto claro, em agricultura biológica.

Apenas uma dica, nunca aplicar este produto se a árvore estiver em floração... senão adeus flor!

Marcos Pereira
De Anónimo a 29 de Agosto de 2011 às 18:11
Olá,

comprei calda bordalesa daquela já pronta e que é só juntar água. Mas como preciso de pouca quantidade porque só tenho uma pequena cerejeira, gostaria de saber se me podes ajudar na quantidade de água a juntar, a fim de obter cerca de 2 ou 3Lt de calda a aplicar.

Obrigada

SN
De campos a 26 de Setembro de 2011 às 22:36
olá no ano passado fiz uma plantação de arvores para um pomar e está muito bonito só que os citrinos deixaram caír a folha no inverno, situação que não queria que voltasse a acontecer por isso já comprei calda bordalesa e gostaria que alguem me pudesse ajudar, que quantidade devo meter em 10 litros de agua ...desde já o meu obrigado...
De JoaquimRocha a 4 de Novembro de 2011 às 18:58
Caro amigo, não sei se ainda vou a tempo de dar uma resposta. Convem indicar que também eu sou um aprendiz nestas artes ...
Li num site que a mistura conveniente (embora sirva de regra geral) é a seguinte:
500 gr. de sulfato de cobre
500 gr. de cal
100 litros de água
Ou seja, se se mantiverem as proporções, no seu caso 1o% destes valores (para os tais 10 litros), penso que funcionará na perfeição.
Bom teste!
De campos a 12 de Novembro de 2011 às 07:32
bom dia desde já o meu obrigado por acaso já iniciei os tratamentos o tempo também não tem estado muito frio e como ultimamente tem chovido bastante mais ou menos de 15 em 15 dias tenho feito uma aplicação com a calda nas respectivas arvores a minha duvida é se não poderá ser demais hoje mesmo vou ver se o tempo permite que vá proteger algumas arvores tropicais por causa da geada que possa começar a vir já que só com a calda bordalesa não deve ser suficiente a protecção ....mais uma vez o meu obrigado e tudo de bom para vocês .
De Nuno a 5 de Dezembro de 2011 às 15:43
Pergunto, uma vez feita a calda bordalesa, é possível guarda-la em garrafa de plastico?
Obrigado,
De diariodahorta a 14 de Dezembro de 2011 às 20:56
Tem de ser feita na hora. Mesmo a comprada só se vende em pó.
De Jorge Lopes a 2 de Março de 2012 às 15:52
Boa tarde. Tambem procuro sulfato de cobe em pedra mas não encontro. È possivel dar me algumas dicas onde posso encontrar.
Antecipadamente grato pela ajuda e pelo blog.
De diariodahorta a 5 de Março de 2012 às 21:46
Também tive alguma dificuldade em encontrar, mas tente numa drogaria ou loja de produtos fitofarmacêuticos Caso falhe tente falar com alguém que seja agricultor, ou uma pessoa de idade, geralmente os velhotes sabem mais do que imaginamos.
De mistyka a 3 de Março de 2012 às 04:13
Bom dia. Antes de mais, muitos parabéns pelo blog - é fantástico!
Há muito tempo que procurava um espaço assim, que tenha dicas simples sobre actividades agrícolas em Portugal (geralmente o que encontro é brasileiro, e o clima é diferente...).
Gostaria de saber se existe algum real benefício em pintar o tronco das árvores com cal, ou se é só clichè... caso essa prática funcione realmente, quais as proporções de cal e água, e para que serve exactamente?
obrigada e felicidades!
De diariodahorta a 5 de Março de 2012 às 21:37
Já tenho visto e tenho a mesma dúvida.
De campos a 29 de Março de 2012 às 21:39
olá boa noite. vou dar a minha opinião sobre o pintar os tronco das arvores, como tudo tem os seus beneficios contra todos os bichos que possam prejudicar as arvores, mas também vai acabar por matar os bichos que não fazem mal nenhum e que até são necessarios para a terra. por exemplo quem não gosta de ver as abelhas na epoca da floração a fazer a polinisação das arvores e com o tempo ver bonitas borboletas voando.....cumprimentos e boas culturas
De Anónimo a 14 de Abril de 2012 às 16:02
Vejo que você faz por ver fazer---isso não basta
Temos de, em primeiro lugar, saber para que serve aplicar a calda burdaleza.
A calda burdaleza serve para proteger as laranjeiras e limoeiros da acção de correntes de ar geladas que sempre vem do lado nordeste. Estas correntes só aparecem em Janeiro ou fevereiro, depois deste periudo de nada serve.
A calda burdaleza deve ser feita a um por cento, é quanto basta, depois temos outra coisa, amigos, temos de misturar na tina a cal e só depois o sulfato de cobre derretido---nunca ao contario----isto é a regra geral----se for para proteger os citrinos devemos deitar o dobro da cal que habitualmente usamos nas vinhas ou batatais.
Eduardo----Coimbra
De Maria do Carmo Silva a 15 de Julho de 2012 às 15:33
Para que efeito põe calda bordalesa nas laranjeiras?
De mjlourenço a 1 de Agosto de 2012 às 19:57
A calda bordalesa tem como efeito a protecção das laranjeiras e outras plantas contra certos fungos que se desenvolvem no tempo frio.
Quem pretender fazer a calda bordalesa à moda antiga tem que se preocupar com uma coisa que ainda não vi falada neste fórum; é importantíssimo a correcção do Ph da calda que deve ser neutro, i.e. igual a 7 (nem acido nem cáustico).
A pintura dos troncos e ramos grossos é feita normalmente a pincel e deve ter a concentração necessária para poder ser assim aplicada. Esta aplicação destina-se a proteger a árvore contra o ataque do cancro do colo e a gomose, entre outros.
De Pedro a 11 de Março de 2013 às 15:09
Exatamente. Pode-se testar com uma faca de metal, mergulha-se a faca por 2 ou 3 minutos no preparado. Se a faca escurecer, isto indica acidez excessiva. Neste caso seria necessário elevar o pH, adicionando-se mais mistura de cal à calda.Atenção que é só no teste, o preparo numca se deve tocar com metal, afinal estamos a falar de uma mistura atua por meio dos íons de Cobre (Cu2+). Estes íons afetam as enzimas dos esporos do fungo de tal forma que impede o seu desenvolvimento. Sendo assim, a Calda Bordalesa deveria ser usada preventivamente antes do estabelecimento de doenças fúngicas.

Comentar post

Lembrei-me de fazer este blog depois de várias pesquisas na net para tentar encontrar soluções para alguns problemas que estava a encontrar. Depois da casa veio a horta; é muito bom ter onde ocupar os tempos livres, mas isto sem demasiado trabalho, o que leva aos tais problemas: sistemas de rega por aspressão e gota a gota, plantação, poda e tratamento de árvores de fruto, adubagens e tratamentos com químicos. Para além disto, gosto de morangos, mas é preciso saber como os tratar. Na net não há muitas coisas sobre isto, há quem faça e venda, mas não quem ensine a fazer e daí o blog. Quero que seja como um diário onde ao longo do ano eu vá mostrando o que vou fazendo. Pode ser que também consiga encontrar alguém que me ajude com algumas dicas. Mail do blog diariodahorta@sapo.pt.

.pesquisar

 

.Março 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Visita n.º

Site Meter

.posts recentes

. Dia de limpezas

. Espinafres

. Enxertia

. Farrusca

. Casa da lenha

. Tremocilha

. Couves

. Tempestade de 19 de Janei...

. Morangueiros

. Cebolo

.arquivos

. Março 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Julho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Janeiro 2010

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

.tags

. abóboras(2)

. abóboras meninas(1)

. agriões(2)

. alface(1)

. alface de inverno(1)

. alface romana(1)

. alfaces(5)

. alfobre de couve lombarda(1)

. alfobre de morangueiros(1)

. alfobres(6)

. alhos(1)

. alhos franceses(3)

. ameixieira(3)

. ameixoeira(1)

. amoras(2)

. amoreira(1)

. amoreira em árvore(1)

. ano novo(1)

. árvores de fruto(6)

. àrvores de fruto(1)

. àrvores podadas(1)

. as primeiras culturas do ano(1)

. aspersores de rega(1)

. batata(1)

. batata agria(1)

. batata astérix(1)

. batata e cebolo(1)

. batatas(5)

. batateiras(5)

. beringelas(2)

. beringelas e curgetes(1)

. brócolos(1)

. bróculos(1)

. calda bordalesa(2)

. calendário de culturas - dezembro(1)

. calendário de culturas - fevereiro(1)

. calendário de culturas - janeiro(1)

. calendário de culturas - novembro(1)

. calendário de sementeiras 1ª parte(1)

. calendário de sementeiras 2ª parte(1)

. calendário de sementeiras 3ª parte(1)

. casa da lenha(1)

. cebolas(1)

. cebolas e alhos(1)

. cebolinhas(3)

. cebolo(4)

. cenouras(4)

. cerejeira(1)

. chuva de inverno(1)

. clementina(1)

. clementinas(1)

. cobertura para lenha(1)

. cobertura térmica(2)

. companheiro(1)

. companheiros(1)

. companheiros de horta(1)

. compostor(1)

. computador de rega(1)

. couve(1)

. couve chinesa(2)

. couve de bruxelas(1)

. couve lombarda(1)

. couve roxa(1)

. couve-flor(1)

. couves(6)

. couves chinesas(2)

. crivado das pereiras(1)

. curgetes(4)

. endívias(2)

. enxertia(3)

. espargos(14)

. espinafres(6)

. estufa(2)

. favas(7)

. faveiras(5)

. feijão de empa(3)

. feijoeiros(6)

. framboesas(2)

. gatinhos(2)

. geada(2)

. larangeira(2)

. laranjeiras(5)

. lepra dos pessegueiros(2)

. limoeiro(3)

. melancias(7)

. meloas(5)

. milho doce(3)

. mini-tigre(2)

. morangos(7)

. morangueiros(9)

. nabiça portuguesa(2)

. nabos(4)

. pepinos(2)

. pimentos(2)

. poda de árvores(2)

. rábanos(2)

. relva(2)

. roseiras(2)

. sacha(2)

. tomateiros(12)

. todas as tags

.links

.subscrever feeds