Domingo, 1 de Maio de 2011

Morangos

 

Estes foram os morangos que apanhei hoje, a produção ainda não é demasiada um a dois kilos por dia. Por enquanto a minha filhota dá conta deles, com alguma ajuda, claro. Muito saborosos, ainda não são muito grandes, as plantas foram plantadas muito tarde e para produzir morangos grandes as plantas tem de ser grandes também.

tags:
publicado por diariodahorta às 21:35

link do post | comentar | favorito
|
29 comentários:
De Regina a 2 de Maio de 2011 às 18:37
Olá, estou a pensar plantar framboesas e maracujas.. mas nao consigo encontrar quem venda pés de framboesa. pode ajudar?

Parabens pelos Morangos, sao lindos.
Regina
De diariodahorta a 3 de Maio de 2011 às 00:03
Deve ser mais fácil do que imagina, tem de procurar uma loja que venda flores e árvores de fruto. As framboesas, são das plantas mais comuns para venda. Aqui perto de mim numa pequena loja de flores, tinham vários tipos de framboeseira e de amoreira de silva. Procure na net por www.agriloja.pt e veja se tem alguma perto de si. Ou então um viveiro de plantas, existem muitos... Se não encontrar, diga-me de que zona é, pode ser que eu conheça alguma casa próximo de si.
De silvia lima a 3 de Maio de 2011 às 11:20
estão jeitosos os morangos, os meus também são grandes (camarosa)o problema é que em breve vão deixar de dar este ano, já vi uma guia a crescer...
vou tentar arranjar para dias curtos, que raça me aconselha?gosto de raças médias grandes.
Já agora está familiarizado com a raça gigantella maxim?só há no estranjeiro, pode atinjir 100grs a peça, só que só dá durante o mes de junho,ainda não encontrei um site que mande para portugal
De Nuno a 5 de Maio de 2012 às 20:13
Olá Silvia!
Tb tenho uns morangos bem bonitos e saborosos, no entanto acho que os camarosa, apesar de continuarem a dar frutos e novas flores em abundância, estão agora a lançar guias, não sei bem o que fazer, presumo que retirem alguma força ao morangueiro, devo corta-las?
E significa que vão parar de dar morangos?
Desde já mt obrigado e boa sorte para os seus morangueiros.
Cumprimentos
Nuno Mendes
De Jorge a 5 de Maio de 2011 às 21:30
1 a 2 kg, pouca coisa? Muito bom!!!

O que é uma guia e porque razão afecta a produção, sabe dizer-ME?
De silvia lima a 6 de Maio de 2011 às 12:40
olá jorge, as guias que falo são os filhotes dos morangueiros,contei á minha prima (foi quem me deu os meus morangueiros)que os meus morangueiros estão a começar a deitar guias e ela disse-me que os arrancasse senão ia ter menos morangos, porque tira a força ao morangueiro, não sei se sim, ou se não, mas não vou cortar as guias pois quero aumentar o meu morangal.Tenho poucos pois a minha prima deu-me morangueiros dos novos (guias dos dela) esses são espectaculares e comprei 25 no horto de ovar , mas eram de certeza velhotes,estavam raquíticos, não havia outros e também não sabia, o que aprendi foi daqui do site. demoraram a incorpar e não são grande coisa.
Agora para setembro vou comprar directamento de algum viveiro, normalmente são de especie certificada e o preço é o mesmo.
De helena a 5 de Maio de 2011 às 23:56
Os meus morangueiros que plantei pouco depois dos seus nunca deram morangos ...Alguém sabe dizer porquê?
De silvia lima a 6 de Maio de 2011 às 12:47
tenho uma questão, alguém usa mangueira plástica para "criação" de morangos?
há umas mangueiras longas que é só encher de terra e composto fazer uns furinhos e colocar lá a plantinha no furinho , são fechadas na ponta, parece-me interessante só que como fazem para regar, já que não se pode (não convém) regar em cima do morangueiro?
De diariodahorta a 8 de Maio de 2011 às 23:37
Eu já vi num site esse tipo de plantação, mas usavam rega localizada. Para se fazer essa cultura , já que o solo é pouco teremos de ser nós a fornecer os nutrientes. Seja como for terá de ser uma rega gota a gota.
De Jorge a 9 de Maio de 2011 às 22:30
Estou a adorar este blog!
Não sabia que as guias eram os filhos do morangueiro. Também me dei conta disso no ano passado: assim que começaram a aparecer, deixou de dar morangos ou a dar muito pequenos.

Também não sabia que não se deve regar os morangos em cima.

Obrigado a todos!
De silvia lima a 12 de Maio de 2011 às 22:12
É ...acho que a mangueira só se for mesmo com rega lá dentro da mangueira, vou pensar noutra solução.O meu problema são as ervas a cada dois dias lá ando eu a mondar e se eu adubar a terra passado uns dias, lá estão elas cheias de força.não tenho jeito para fazer a rega gota a gota, senão colocava o plástico preto, coloquei este ano bastante palha mas não gostei muito e temo que casca de pinheiro deva ser a mesma coisa
De Alberto Nunes a 24 de Maio de 2011 às 23:29
Olá a todos!
Parabéns pelo blog!

Não pude deixar de dar a minha dica em relação à questão da Silvia Lima de não ter jeito para fazer a rega gota a gota.

Sugeria-lhe mesmo a colocação de plástico preto, mas em vez de colocar rega gota a gota, sugeria-lhe fita de rega: é só esticar a fita, e já está!

Também sou apaixonado por jardinagem e campo, e ainda à poucos dias relatei no meu blog como montei a rega automática numa sebe que plantei com fita de rega. Deixaria aqui todos os pormenores, mas é mesmo praticamente esticar a fita e pronto!

Quem ficar interessado passe por lá pra ver o vídeo da fita em funcionamento e deixem os vossos comentários.
De silvia lima a 25 de Maio de 2011 às 18:19
olá Alberto, o que é essa fita de rega? nunca ouvi falar, onde se compra?
De silvia lima a 25 de Maio de 2011 às 18:39
estive a ver a sua página, por acaso essa fita de rega não esteve á venda no lidl há uns tempos?
De Alberto Nunes a 25 de Maio de 2011 às 23:14
Olá Silvia.

Penso que não tenha estado, pois pelo que sei, esta fita apenas está disponível em rolos de 3000 metros...

Aqui na minha zona é isto que os grandes produtores de morango, pimentos, tomate, etc utilizam nas grandes searas.
Não tenho conhecimento de nenhuma loja onde se possa comprar ao metro...

Como indiquei no meu blog, esses mesmos agricultores mudam a fita todos os anos. Apesar de ainda estar em boas condições, fia-lhes mais barato mandarem a fita aplicada para o lixo para depois lavrarem a terra, que guardar a fita, pelo que nessa altura poderemos arranjar junto dessas explorações bastantes metros de fita a 0 euros!
De JOSE a 16 de Junho de 2011 às 22:57
OLÁ SILVIA,

desde que plantei os morangos que rego em cima das folhas e tenho tido morangos quase todos os dias não são muitos porque tenho poucos pés, mas vou aumentar a produção com as guias.
Amanhã vou á cooperativa e vou perguntar a um senhor que é muito entendido em agricultura quando se deve cortar as guias.
De silvia lima a 17 de Junho de 2011 às 11:53
olá josé, não corte ainda as guias, porque uma guia só, dá mais de quatro morangueiros, nasce a guia cresce, nasce um rebento na guia, esse rebento vai ganhando raiz e a guia continua a crescer e dá mais rebentos, eu já tenho morangueiros com guias que têm 5 morangueiros só os vou tirar em Setembro , que é a altura em que se planta o morango, vem aí ainda muito calor e é bom que as guias enraízem e ganhem uma boa coroa.
De JOSE a 18 de Junho de 2011 às 00:34
Olá Silvia,

muito obrigado pelas dicas pois assim farei.
Bom fim de semana com muitos morangos.
De JOSE BARROS CARVALHO a 22 de Agosto de 2011 às 00:08
OLÁ SÍLVIA,

ESTAMOS QUASE EM SETEMBRO E O ESPAÇO ONDE TENHO OS MORANGOS QUE ALGUMAS PLANTAS AINDA VÃO DANDO ALGUNS MORANGUITOS ESTÁ CHEIO A TRANSBORDAR PARA FORA DO ESPAÇO QUE ESTÁ CERCADO COM MADEIRA, E EU PONHO PARA DENTRO.
SUGERE ALGUMA COISA PARA ESSAS GUIAS QUE JÁ NÃO TEEM ESPAÇO?

PERGUNTO POIS AINDA NÃO PERCEBI AO CERTO SE SÃO ESSAS GUISA QUE DEVO CORTAR E TRANSFERIR OU TIRAR A PLANTA MÃE E TRANSFERIR PARA OUTRO ESPAÇO UMA VEZ QUE AS GUIAS DÃO DÃO UMA FOLHAGEM PEQUENINA MAS COM RAIZ.

UMA BOA SEMANA.
JOSÉ

De Nuno Monteiro a 25 de Junho de 2012 às 16:57
Obrigado pela dica Silvia , nem imagina como foi útil... Tenho guias já com 3/4 morangueiros cada e não sabia como fazer. Parabéns pelo blog
De silvia lima a 18 de Maio de 2011 às 14:32
olá, queria-lhe perguntar quanto custou aquelas mudas de morangueiros na agriloja, estou a pensar em fazer já a minha encomenda para as primeiras mudas que conseguirem arranjar, lol.E eu que pensava que já ia ficar sem morangos!Realmente que estão cheios de filhotes, mas eu adubei-os com adubo organico, e assim não perderam a força, e estão a produzir como nunca e são enormes!Estou mesmo entusiasmada, vou mesmo aumentar a produção para o ano que vem, metade camarosa(adoro o formato camarosa) quadrado, e metade de uma raça de dias neutros, tal como você fez, assim há quase sempre morangos.Este blog é mesmo uma inspiração.
De diariodahorta a 20 de Maio de 2011 às 00:18
Os que eu comprei foi entre 3 e 4 euros cada molho de 25 pés. Na loja eles tem muitas qualidades diferentes. A que vou tentar arranjar este ano é a Aroma, dizem que é mais produtiva que a diamante e também existe a Festival. Estas variedades são de dias longos ou neutros.
De silvia lima a 25 de Maio de 2011 às 18:22
Bom preço, porque eu dei 3 euros por morangueiros de raíz nua,ou seja vêm meio secos, conclusão nunca dão a mesma produção, nunca mais volto a comprar de raiz nua, o que me safou foram as mudas dos morangos da minha prima
De Pacheco a 25 de Maio de 2011 às 17:09
Ola boa tarde...
Ja ha algum que leio este blogue e dido desde ja que e uma grande ajuda....
Eu tambem fiz uma pequena plantaçao de morangos em vaso (cerca de 60 morangueiros) e ate ao momento apenas tem muitas, o problema e que o objectivo e dar morangos nao folhas...;(
Nao sei a qualidade que comprei, apenas sei que estao bastante grandes e bonitos....
No entanto gostava era que a produçao de morangos aumentasse....
Alguem me pode aconselhar?
De silvia lima a 25 de Maio de 2011 às 18:28
pacheco, pode ser que a raça que tenha ainda não esteja na hora de começar a dar, pela experieñcia que tenho os morangueiros que tenham uma boa coroa, também irão dar bons morangos, uma coroa saudável é sinónimo de boa produção, para estimular a vinda de flores e já que a coroa está viçosa eu aconselhava um adubo rico em fósforo e potássio e pobre ou mesmo nulo em azoto(nitrogénio), não sei se alguém concorda comigo
De caio serafim a 12 de Fevereiro de 2013 às 19:18
olá tudo bem ?
eu moro em rondonia eu sou amante de jardim eu amo muito os morangos mas no meu estado nao tem mudas de morangos eu gostaria de plantar me ajude vc nao poderia me doar augumas mudas ?
De Sandra a 15 de Abril de 2013 às 17:32
Olá, alguem pode me ajudar? Fui numa floricultura ano passado e comprei uma muda de morango. Plantei em um vaso com terra que tambem comprei já adubada,mas até hoje nao me deram morangos. Nascem mudas e mais mudas,e nada de frutos. O que fazer? Plantei em novermbro do ano passado.
De Daiane a 19 de Abril de 2013 às 16:33
Olá, eu tenho plantação de morango na minha casa só que já faz uns 3 meses ou mais que não da nenhum morango o que será que esta acontecendo, você pode me ajudar a esclarecer esta duvida.

Comentar post

Lembrei-me de fazer este blog depois de várias pesquisas na net para tentar encontrar soluções para alguns problemas que estava a encontrar. Depois da casa veio a horta; é muito bom ter onde ocupar os tempos livres, mas isto sem demasiado trabalho, o que leva aos tais problemas: sistemas de rega por aspressão e gota a gota, plantação, poda e tratamento de árvores de fruto, adubagens e tratamentos com químicos. Para além disto, gosto de morangos, mas é preciso saber como os tratar. Na net não há muitas coisas sobre isto, há quem faça e venda, mas não quem ensine a fazer e daí o blog. Quero que seja como um diário onde ao longo do ano eu vá mostrando o que vou fazendo. Pode ser que também consiga encontrar alguém que me ajude com algumas dicas. Mail do blog diariodahorta@sapo.pt.

.pesquisar

 

.Março 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Dia de limpezas

. Espinafres

. Enxertia

. Farrusca

. Casa da lenha

. Tremocilha

. Couves

. Tempestade de 19 de Janei...

. Morangueiros

. Cebolo

.arquivos

. Março 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Julho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Janeiro 2010

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

.tags

. abóboras(2)

. abóboras meninas(1)

. agriões(2)

. alface(1)

. alface de inverno(1)

. alface romana(1)

. alfaces(5)

. alfobre de couve lombarda(1)

. alfobre de morangueiros(1)

. alfobres(6)

. alhos(1)

. alhos franceses(3)

. ameixieira(3)

. ameixoeira(1)

. amoras(2)

. amoreira(1)

. amoreira em árvore(1)

. ano novo(1)

. árvores de fruto(6)

. àrvores de fruto(1)

. àrvores podadas(1)

. as primeiras culturas do ano(1)

. aspersores de rega(1)

. batata(1)

. batata agria(1)

. batata astérix(1)

. batata e cebolo(1)

. batatas(5)

. batateiras(5)

. beringelas(2)

. beringelas e curgetes(1)

. brócolos(1)

. bróculos(1)

. calda bordalesa(2)

. calendário de culturas - dezembro(1)

. calendário de culturas - fevereiro(1)

. calendário de culturas - janeiro(1)

. calendário de culturas - novembro(1)

. calendário de sementeiras 1ª parte(1)

. calendário de sementeiras 2ª parte(1)

. calendário de sementeiras 3ª parte(1)

. casa da lenha(1)

. cebolas(1)

. cebolas e alhos(1)

. cebolinhas(3)

. cebolo(4)

. cenouras(4)

. cerejeira(1)

. chuva de inverno(1)

. clementina(1)

. clementinas(1)

. cobertura para lenha(1)

. cobertura térmica(2)

. companheiro(1)

. companheiros(1)

. companheiros de horta(1)

. compostor(1)

. computador de rega(1)

. couve(1)

. couve chinesa(2)

. couve de bruxelas(1)

. couve lombarda(1)

. couve roxa(1)

. couve-flor(1)

. couves(6)

. couves chinesas(2)

. crivado das pereiras(1)

. curgetes(4)

. endívias(2)

. enxertia(3)

. espargos(14)

. espinafres(6)

. estufa(2)

. favas(7)

. faveiras(5)

. feijão de empa(3)

. feijoeiros(6)

. framboesas(2)

. gatinhos(2)

. geada(2)

. larangeira(2)

. laranjeiras(5)

. lepra dos pessegueiros(2)

. limoeiro(3)

. melancias(7)

. meloas(5)

. milho doce(3)

. mini-tigre(2)

. morangos(7)

. morangueiros(9)

. nabiça portuguesa(2)

. nabos(4)

. pepinos(2)

. pimentos(2)

. poda de árvores(2)

. rábanos(2)

. relva(2)

. roseiras(2)

. sacha(2)

. tomateiros(12)

. todas as tags

.links

.subscrever feeds