
Esta foi uma das minhas últimas aquisições, mais um produto Lidl, dá muito jeito ter um compostor. Todos os excedentes da horta, ervas verdes ou secas, o importante é que não tenham sementes, relva. Tudo o que seja orgânico dá para fazer compostagem, excepto os citrinos. È uma caixa grande e de fácil montagem, depois temos de colocar as coisas por camadas, coisas verdes e secas e deve-se manter uma certa humidade para facilitar a transformação em húmus.
Olá Diário da Horta!
Venho fazer um convite:
Este Verão, sabe sempre bem algo saudável e nenhum de nós dispensa trincar uma boa fatia de melão ou uma ameixa coradinha. Daí, o blog da Aldeia da Minha vida ( www.aldeiadaminhavida.blogspot.com) decidiu lançar-vos este desafio de descreverem “a Fruta da vossa Região”.
De 10 a 30 de Julho, vale tudo! Participar com um texto de 25 linhas e 1 foto já não é obrigatório, podem ser criativos e originais à vontade com imagens, vídeos, cartazes, poemas, apresentações de festivais, receitas… (Cuidado! Nada de demasiado extenso!) Dêem asas à vossa imaginação, mostrando assim o que a vossa terra tem de melhor!
Podem enviar a vossa participação para o mail: aminhaldeia@sapo.pt (de preferência até dia 8).
Para saber mais, consulte o nosso post: http://aldeiadaminhavida.blogspot.com/2010/06/blogagem-de-julho.html
Aguardo por noticias suas.
Susana Falhas
De silvia a 3 de Agosto de 2010 às 16:48
porque não se pode por relva?já agora cascas de ovos, ouvi dizer k há quem ponha?
De Gabi a 10 de Novembro de 2010 às 18:16
Acho que relva se pode ter pode pôr bem como casca de ovo (embora pouquinho). Ervas com semente é que não. Este folheto sobre compostagem está muito interessante: http://www.cm-seixal.pt/compostagem/oquee/pdfs/caderno_compostagem.pdf
De JOSE BARROS CARVALHO a 16 de Junho de 2011 às 00:45
PARA MIMA RELVA É DOS MELHORES COMPOSTOS .
ALÉM DE SE PODER APLICAR DIRECTAMENTE Á VOLTA DAS ÁRVORES DE FRUTO E EM CONTACTO COM OUTRAS FOLHAS ETC ENTRA EM DECOMPOSIÇÃO MUITO MAIS DEPRESSA.
QUANDO CORTO A RELVA VAI DIRECTA PARA AS ÁRVORES DE FRUTO.
EXPERIMENTE CORTAR RELVA FAZER UM MONTINHO E PASSADO MEIA HORA PONHA A MÃO DENTRO DO MONTE E VAI VER COMO ESTÁ QUENTE.
EU JUNTO CASCAS DE OVO NO MEU COMPOSTO E FICA BOM.
JOSÉ CARVALHO
De Paulo a 15 de Novembro de 2010 às 16:58
ola, tenho um compostor bem grande com 2 células onde coloco os cortes da relva. a primeira célula já está cheia (demorou 1 ano) e já estou na segunda estou a contar de só usar a primeira célula quando a segunda encher o que dará +/-1 ano para curtir o composto. o cpmpostor foi construído com paletes de madeira velhas (custo 0) e é aberto no topo, sem tampa. Tenho uma dúvida, devo cobrir e evitar que chova dentro?
É possível que sim, porque se tem de manter uma certa humidade para se dar a compostagem e o excesso de água pode atrasar o processo. Mas isto é apenas o que me parece...
De luisinho a 17 de Fevereiro de 2011 às 16:20
e melhor que compostagem é a vermicompostagem, com minhocas. é relativamente fácil de fazer e produz-se um óptimo adubo para a agricultura.
Na internet encontra-se muita informação acerca da vermicompostagem.
:)
De JOSE BARROS CARVALHO a 16 de Junho de 2011 às 00:30
ANTES DE MAIS QUERO DAR OS PARABÉNS POR ESTE EXCELENTE BLOG.
ALÉM DA MÚSICA SER ÓPTIMA ESTÁ MUITO BEM ORGANIZADO.
FOI UMA EXCELENTE IDEIA.
POIS VIM AQUI PARAR POR ESTAVA A TENTAR SABER COMO SE CORTAM AS GUIAS DOS MORANGOS E CONTINUO SEM SABER MAS FIQUEI A CONHECER O SEU BLOG.
COMECEI A FAZER ESTE ANO UMAS HORTINHAS MAS DE PEQUENAS DIMENSÕES VISTO TER UM TERRENO QUE NÃO TEM TERRA MAS SIM AREI E POR BAIXO BARRO ESTÁ ZONA DISSE-ME UM AGRICULTOR QUE É CONHECIDA PELO CABEÇO DO BARRO.
TENHO DE COMPRAR TERRA E IR AO MATO BUSCAR COMPOSTO E COMO JÁ NÃO SOU NOVO AS MINHAS COSTAS CADA VEZ ESTÃO PIORES MAS O GOZO QUE ME DÁ COMER ALGUNS MORANGOS, ALFACES, FEIJÃO,BATATAS,ETC VALE A PENA AS DORES AO FIM DO DIA.
MAS ESTÁ DE PARABÉNS COM A SUA DIVERSIDADE DE ÁRVORES E HORTAS.
TAMBÉM TENHO ALGUMAS ÁRVORES DE FRUTO MAS ALGUMAS AINDA TEEM MESES.
GOSTARIA DE DAR UMAS DICAS MAS ANDO A APRENDER E A TENTAR TIRAR PARTIDO DA TERRA OU SEJA DA AREIA MISTURADA COM COMPOSTO E TERRA.
JOSÉ CARVALHO
As guias cortam-se depois dos morangos estarem bem enraízados, cada braço de guia pode dar mais do que um morangueiro, se a intenção for ficar com mais morangueiros, não deve cortar ainda as guias.
"Em terra barrenta areia é estrume"...como diziam os antigos.
De Marcos Pereira a 21 de Outubro de 2011 às 06:14
Bom dia!
Para a compostagem caseira, de facto tem que existir vermes... Podemos colocar relva no compostor, cascas de ovo bem trituradas, citrinos, todo o tipo de material orgânico, desde que não seja cozido, pois existem alterações químicas. Algo que ajuda imenso na vermicompostagem, é a borra de café! Convém mexer o compostor de 15 em 15 dias para "arejar" o composto. Se por ventura tiver mau cheiro, é porque algo está a ser mal feito. Talvez humidade a mais ou mesmo pouco arejamento. Os compostores podem ser feitos de diversas formas e feitios, não tem que ser necessariamente feitos em plástico.
Para mais dúvidas estarei disposto a esclarecer... faço compostagem há 2 anos.
Quanto a idéias de colocar relva acabadinha de cortar, bem não acho boa ideia pois tal como se falou aqui, ela entra em decomposição muito rápido. Ou seja, começa a ferver... vai acabar por "queimar" a planta. Aprendi isto da forma mais dura com mirtilios, onde acabaram por queimar e morrer...
O ideal e deixar ao sol ou arejar durante umas 24h e tocar nela para ver se ficou seca, e assim pode colocar. Já vi um senhor a trabalhar numa horta a plantar cebolo e a usar como estrume relva, mas ela bem seca...
Atenciosamente, Marcos Pereira
Comentar post