

Foi assim que ficaram as laranjeiras depois de lhes aplicar a calda bordalesa, no ano passado não consegui comprar sulfato de cobre em pedra e tive de usar uma calda bordalesa comprada e adicionei mais cal. Este ano já comprei o sulfato de cobre em pedra, que derreti em água usei 400 gramas dois litros de cal viva derretida e fria em massa e adicionei 16 litros de água, depois de mexer muito bem e passar por um filtro apliquei então. Agora quero ver se tenho melhores resultados do que no ano passado. Este ano a calda ficou bem azul, as minhas árvores ficaram como as que costumo ver por aqui, só espero que esta chuva toda não lave demasiado as folhas e lhes retire a capa protectora.
Mas! Estou confusa.
Então põe a calda agora na altura de comer as laranjas???
bj eugenia
De Anónimo a 19 de Novembro de 2010 às 09:06
as laranjas devem-se comer nos meses sem "r" (maio, junho,julho, agosto)
Mas afinal esta horta é onde??? No brasil?
A 40 km a sul de Coimbra Portugal, numa Vila muito simpática.
De Isabel Garcia a 26 de Junho de 2020 às 08:57
Depende das variedades. Existem variedades que dão em Dezembro...
Agora a sério!
Veja as minhas laranjas em
www.hoticasa.blogspot.com
Acha que as vou guardar para Maio?
bj eugenia
De Anónimo a 21 de Novembro de 2010 às 18:58
mas eu não sou o dono do site sou apenas um leitor a dizer o que a minha avó me disse
De FRANCISCO BÁRTOLO a 23 de Novembro de 2021 às 16:27
as minhas da variedade dalmau, ainda com aspectode verde, mas est~sao diligiosas
aí está um bom produto usado na agricultura biologica, usa-se o produto antes ou na altura do ataque, respeitando-se o intervalo de segurança dos produtos não há problema, esta calda é cobre e cal...acho que o ditado dos meses é come-se nos meses com r, que são os meses em que precisamos mais de vitaminas,lol
De cavaco a 17 de Maio de 2011 às 14:26
boas
Já teve algum problema em alguma planta por aplicar calda bordalesa nomeadamente queimar folhas e flor devido a esta estar muito ácida ou à planta não a tolerar?
Até ao momento ainda não, as quantidades que usei já me foram dadas por pessoas que fizeram isso toda a vida. Protege muito as plantas, especialmente no inverno, usa-se em todo o tipo de árvores. Com frio podem-se aplicar produtos á base de cobre, mas quando os dias aquecem, estes produtos aplicados a horas de calor, são tóxicos para as plantas, deve-se aplicar outro tipo de produtos que não tenham cobre na sua composição e aplicar pela manhã ou no final do dia.
De cavaco a 20 de Maio de 2011 às 11:25
Obrigado pela resposta !
Já tenho os ingredientes da calda bordalesa e vou ver se resulta eficáz no combate ao mildio nos tomateiros.
Continuação de boas colheitas e boas sementeiras!
De Marcos Pereira a 12 de Novembro de 2011 às 05:50
Bom Dia,
Se não estou em erro, calda bordalesa em Outubro/Novembro e Óleo de verão em Março/Abril.
Isto claro, em agricultura biológica.
Apenas uma dica, nunca aplicar este produto se a árvore estiver em floração... senão adeus flor!
Marcos Pereira
De Anónimo a 29 de Agosto de 2011 às 18:11
Olá,
comprei calda bordalesa daquela já pronta e que é só juntar água. Mas como preciso de pouca quantidade porque só tenho uma pequena cerejeira, gostaria de saber se me podes ajudar na quantidade de água a juntar, a fim de obter cerca de 2 ou 3Lt de calda a aplicar.
Obrigada
SN
De campos a 26 de Setembro de 2011 às 22:36
olá no ano passado fiz uma plantação de arvores para um pomar e está muito bonito só que os citrinos deixaram caír a folha no inverno, situação que não queria que voltasse a acontecer por isso já comprei calda bordalesa e gostaria que alguem me pudesse ajudar, que quantidade devo meter em 10 litros de agua ...desde já o meu obrigado...
De JoaquimRocha a 4 de Novembro de 2011 às 18:58
Caro amigo, não sei se ainda vou a tempo de dar uma resposta. Convem indicar que também eu sou um aprendiz nestas artes ...
Li num site que a mistura conveniente (embora sirva de regra geral) é a seguinte:
500 gr. de sulfato de cobre
500 gr. de cal
100 litros de água
Ou seja, se se mantiverem as proporções, no seu caso 1o% destes valores (para os tais 10 litros), penso que funcionará na perfeição.
Bom teste!
De campos a 12 de Novembro de 2011 às 07:32
bom dia desde já o meu obrigado por acaso já iniciei os tratamentos o tempo também não tem estado muito frio e como ultimamente tem chovido bastante mais ou menos de 15 em 15 dias tenho feito uma aplicação com a calda nas respectivas arvores a minha duvida é se não poderá ser demais hoje mesmo vou ver se o tempo permite que vá proteger algumas arvores tropicais por causa da geada que possa começar a vir já que só com a calda bordalesa não deve ser suficiente a protecção ....mais uma vez o meu obrigado e tudo de bom para vocês .
De Nuno a 5 de Dezembro de 2011 às 15:43
Pergunto, uma vez feita a calda bordalesa, é possível guarda-la em garrafa de plastico?
Obrigado,
Tem de ser feita na hora. Mesmo a comprada só se vende em pó.
De Jorge Lopes a 2 de Março de 2012 às 15:52
Boa tarde. Tambem procuro sulfato de cobe em pedra mas não encontro. È possivel dar me algumas dicas onde posso encontrar.
Antecipadamente grato pela ajuda e pelo blog.
Também tive alguma dificuldade em encontrar, mas tente numa drogaria ou loja de produtos fitofarmacêuticos Caso falhe tente falar com alguém que seja agricultor, ou uma pessoa de idade, geralmente os velhotes sabem mais do que imaginamos.
De
mistyka a 3 de Março de 2012 às 04:13
Bom dia. Antes de mais, muitos parabéns pelo blog - é fantástico!
Há muito tempo que procurava um espaço assim, que tenha dicas simples sobre actividades agrícolas em Portugal (geralmente o que encontro é brasileiro, e o clima é diferente...).
Gostaria de saber se existe algum real benefício em pintar o tronco das árvores com cal, ou se é só clichè... caso essa prática funcione realmente, quais as proporções de cal e água, e para que serve exactamente?
obrigada e felicidades!
Já tenho visto e tenho a mesma dúvida.
De campos a 29 de Março de 2012 às 21:39
olá boa noite. vou dar a minha opinião sobre o pintar os tronco das arvores, como tudo tem os seus beneficios contra todos os bichos que possam prejudicar as arvores, mas também vai acabar por matar os bichos que não fazem mal nenhum e que até são necessarios para a terra. por exemplo quem não gosta de ver as abelhas na epoca da floração a fazer a polinisação das arvores e com o tempo ver bonitas borboletas voando.....cumprimentos e boas culturas
De Anónimo a 14 de Abril de 2012 às 16:02
Vejo que você faz por ver fazer---isso não basta
Temos de, em primeiro lugar, saber para que serve aplicar a calda burdaleza.
A calda burdaleza serve para proteger as laranjeiras e limoeiros da acção de correntes de ar geladas que sempre vem do lado nordeste. Estas correntes só aparecem em Janeiro ou fevereiro, depois deste periudo de nada serve.
A calda burdaleza deve ser feita a um por cento, é quanto basta, depois temos outra coisa, amigos, temos de misturar na tina a cal e só depois o sulfato de cobre derretido---nunca ao contario----isto é a regra geral----se for para proteger os citrinos devemos deitar o dobro da cal que habitualmente usamos nas vinhas ou batatais.
Eduardo----Coimbra
Para que efeito põe calda bordalesa nas laranjeiras?
De mjlourenço a 1 de Agosto de 2012 às 19:57
A calda bordalesa tem como efeito a protecção das laranjeiras e outras plantas contra certos fungos que se desenvolvem no tempo frio.
Quem pretender fazer a calda bordalesa à moda antiga tem que se preocupar com uma coisa que ainda não vi falada neste fórum; é importantíssimo a correcção do Ph da calda que deve ser neutro, i.e. igual a 7 (nem acido nem cáustico).
A pintura dos troncos e ramos grossos é feita normalmente a pincel e deve ter a concentração necessária para poder ser assim aplicada. Esta aplicação destina-se a proteger a árvore contra o ataque do cancro do colo e a gomose, entre outros.
De Pedro a 11 de Março de 2013 às 15:09
Exatamente. Pode-se testar com uma faca de metal, mergulha-se a faca por 2 ou 3 minutos no preparado. Se a faca escurecer, isto indica acidez excessiva. Neste caso seria necessário elevar o pH, adicionando-se mais mistura de cal à calda.Atenção que é só no teste, o preparo numca se deve tocar com metal, afinal estamos a falar de uma mistura atua por meio dos íons de Cobre (Cu2+). Estes íons afetam as enzimas dos esporos do fungo de tal forma que impede o seu desenvolvimento. Sendo assim, a Calda Bordalesa deveria ser usada preventivamente antes do estabelecimento de doenças fúngicas.
Comentar post