
Comecei por arrancar alguns morangueiros que tinha neste local e proceder á incorporação de estrume e adubo.

Construir elevações, com cerca de 30 centímetros de altura e 70 de largura.

Montar o sistema de rega.
Testar o sistema de rega.

Já todo montado e testado.

Aplicar plástico.

Fazer a furação do plástico para a posterior plantação dos morangueiros. Usando um tubo de 50 mm quente.

Usar um furador para abrir os buracos para os morangueiros.
Colocar os morangueiros no buraco e ajustar a terra .
De cavaco a 20 de Outubro de 2011 às 01:27
Excelente trabalho!
Este ano se tiver tempo e o tempo ajudar quero plantar morangueiros também mas só lá para Dezembro/Janeiro. O ideal seria plantá-los já agora mas não tenho tempo porque vou-me dedicar ao faval ! Continuação de bons trabalhos hortícolas!
De Marcos Pereira a 21 de Outubro de 2011 às 05:53
Excelente trabalho! Um bom exemplo de como ter morangueiros saudáveis! Só não entendi uma coisa. Executa a mesma operação para quando ele tiver os "filhotes"?
Os morangueiros só dão filhotes no primeiro ano, ou seja terás de plantar filhotes todos os anos para continuar a ter filhotes. Os morangueiros pode ficar até três anos no mesmo local que produzem.
De Anónimo a 28 de Outubro de 2011 às 16:50
Olá!
Chamo-me Estela e resolvi começar a fazer "Hortoterapia". Hoje foi meu primeiro dia de colocar em prática o que minha mãe sempre fez : cultivar a terra com paixão. Porque estou desempregada, resolvi aproveitar o tempo para aprender a arte com a minha mãe idosa de 72 anos, que apesar da idade, continua trabalhando no campo. Faz algum tempo que sigo o seu blog que tem sido uma inspiração para mim. Tenho um pequemo quintal com uma terra mto fácil de cultivar e gostaria de organizar o espaço.
Já vi que semeia de tudo um pouco, mas se quiser experimentar um legume novo "quiabo", poderei lhe arranjar sementes gratuitamente. As originais trouxe do Brasil faz 2 anos e deu-se lindamente em Portugal.
Já agora, moro na zona de Aveiro.
Um abraço,
Estela
adorava que me oferecesse o novo legume QUIQBO ou me envie a cobrança não tem problema
um abraço a.correia
memobiliario@gmail.com
De Anónimo a 29 de Outubro de 2011 às 02:17
ola caro amigo é com mt prazer q sigo o seu blog desde entao q se criou um bichinho dentro de mim para cultivar a fruta q eu mais gosto q sao os morangos.
só q tenho um pequeno problema q so posso produzir digamos assim em vasos pois nao possu-o terreno.. :(
eu tenho sementes apenas sementes de morango diamante e de 4 estaçoes so q nao sei q terra ei-de utilizar..
ajuda-me por favor?? se der alguma ajuda!! obrigada pela atençao e peço desculpa pela minha ignorancia de todo..
Amilcar Moreira
A terra deve ser forte a consistente, não muito solta. Pode-se ter morangos sem ter horta. Arranja-se um pote de plástico 30 a 50 litros ou menor, ou até mesmo de 200 L. Com um berbequim e uma broca craniana de 30 a 40 milímetros , começa-se por marcar uma linha a 20 cm da base e a toda a volta do pote fazem-se furos de 20 em 20 centímetros a toda a volta. Acima desses faz-se mais uma linha 20 cm acima e mais furos e assim até termos pote. Começamos por meter terra até aos primeiros furos, aí metemos as plantas nos buracos e continuamos a encher o pote com terra e assim sucessivamente até encher, no cimo colocamos mais algumas plantas. Quando regares, regas todos e quando eles crescerem deixas de ver o pote, só vês morangueiros e morangos. Quanto maior for o pote mais serão os morangueiros.
De Luís a 31 de Outubro de 2011 às 11:44
Parabéns pelo blog e acima de tudo obrigado por disponibilizar toda esta informação na Net .
Gostaria apenas de saber se na plantação de morangos agora efectuada vai colocar o plástico de estufa ? O sistema de rega é só para a Primavera ?
Obrigado
Vou colocar sim! Será o primeiro ano, a geada queima as flores, com um túnel, poderei evitar isso. Se os cobrir terei de os regar a partir daí...
De tbairos a 1 de Novembro de 2011 às 22:24
Boas. Gostaria somente de aplaudir a sua iniciativa! Hoje começámos a trabalhar a nossa terra também, para começar a plantar, estamos a tentar perceber o que plantar nesta altura já que onde estamos faz muita geada. Concerteza que o seu blog será uma óptima ajuda. Que óptimo aspecto tem a sua plantação de morangos. Pode ser que também tenhamos a nossa no próximo ano.
bom dia
parabens pelo blog, é e será sempre uma inspiração para todos os apaixonados pela terra. desafio todos os que por aqui andam a fazer o seu blog e partilahr as suas experiência. o meu é Horta do Pericão.
queria perguntar qual o débito da rega para os morangueiros 1lt/h? onde comprou esse tubo? é melhor esse tubo ou o gotejador?
cpts
Não sei qual é o débito, mas 5 minutos chegam para alagar por completo as plantas. Por norma usa-se o tubo gotejador , uso este porque me o recomendaram, só que é mais caro.
De Sérgio a 12 de Janeiro de 2012 às 16:10
Olá. Parabéns e obrigado pela sua iniciativa.
Tenho um pequeno terreno que normalmente fica infestado por ervas daninhas. Há vizinhos que recorrem constantemente a adubos e herbicidas, mas eu gostava de usar disso o menos possível. Será capaz de me dar uma dica sobre métodos mais ecológicos, principalmente para combater as ervas? Muito obrigado
Para evitar as ervas, tens duas soluções:
- sempre que a erva tiver 1 ou 2 cm mexeres a terra com um sacho, a camada superficial apenas e assim terás mais 3 a 4 semanas sem erva
- usar um plástico preto e cobrir todas as zonas onde não queres que nasça erva, as zonas onde há mais água são onde há mais erva. Mesmo que se usem químicos; acabam por haver sempre ervas, há algumas espécies que resistem aos químicos.
De Tiago a 1 de Fevereiro de 2012 às 18:09
Boas, gostaria de saber se tens problemas com os melros ou outro tipo de pássaros por ai que peniquem os teus morangos?!... é que por aqui estão começando a picar a alface e tenho medo que quando comecem os morangos a dar , os malditos ataquem.
Atenciosamente Tiago
De ND a 4 de Novembro de 2012 às 21:50
Os melros são a minha maior praga ou talvez a segunda em relação a caracois e lesmas até os pardais gostam de picar morangos.
Eu tenho tido sucesso morangos com cerca de 40 gramas sem pôr plástico, qualidade remontante.
O calor de + de 30ºC é que me dá cabo deles pelo menos de uma boa parte. Vivo na zona de Estarreja.
um abraço parabéns pelo blogue,
ND
Comentar post