Como várias pessoas me sugeriram, vou fazer um calendário das culturas e trabalhos a realizar na horta mês a mês.
Neste mês de Novembro, no pomar as árvores de fruto devem ser estrumadas no crescente, podadas no minguante e protegidas das geadas. Plantam-se cerejeiras, pessegueiros, pereiras e macieiras,etc, no crescente...
Na horta podemos semear agrião, alface, cenoura, couves, com excepção da couve-flor e brócolos. Pode plantar-se batata, mas em zonas secas e protegidas das geadas, alho, couve temporã, tremoço. Também pode semear-se fava, ervilha, nabiça, nabo, rabanete, beterraba e em camas quentes, alface, cebola, e tomate. É ainda altura de semear aveia, cevada, trigo e centeio.
No jardim, podemos estercar as covas para, na primavera, plantar árvores e arbustos. Devem colocar-se estacas para proteger as plantas do vento. É agora a altura para plantar bolbos de flores e para podar e plantar roseiras.
Por norma todas as sementeiras são efectuadas no minguante.
De Bruno Silva a 10 de Novembro de 2011 às 22:49
conheci este blog relativamente à pouco tempo. gostaria de saber de onde é para que eu pudesse orientar, isto é, nem em todo lado se pode semear ou plantar ao mesmo tempo. sou de gondomar e gostaria de saber, por exemplo, se este calendário pode ser praticado na minha zona. sou recente neste trabalho de terra.
parabens pelo blog e obrigado
De Marcos Pereira a 12 de Novembro de 2011 às 05:20
Caro amigo Bruno Silva,
Creio que o dono deste grande blog, é da zona de Lisboa. Mas contudo toda aplicação aqui dada é aplicada na zona zona! Sou e Leça da Palmeira, por isso a geada é o "nosso" forte.
Apenas deixo uma observação no que toca a podas.
Existem alturas próprias para algumas espécies de árvores de fruto.
- Citrinos ( Julho )
Mas, uma poda de "manutenção" pode ser dada a qualquer altura. Quando digo poda de manutenção, estou a falar de um raminho ali, outro acolá... pequenas coisas.
Contudo, o mais recomendável e na altura perto da primavera. Foi-me dada esta explicação no curso de podas na Lipor; Tudo se resume a seiva na árvore, pois umas tem poder de cicatrização maior do que outras. Creio que uma das classificadas como cicatrização fraca é a ameixoeira.
Mas com a autorização do dono deste excelente blog, posso escrever dos apontamentos que tirei no curso, algo mais elaborado e com alturas próprias para as podas de algumas árvores.
Apenas uma palavra de alerta nas podas. Ter em atenção aos espigões, pois os frutos "nascem" daí.
Marcos Pereira
De Bruno Silva a 13 de Novembro de 2011 às 22:15
obrigado pela resposta. vou continuar a acompanhar este bexelente blog.
obrigado
De cruz marques a 20 de Novembro de 2011 às 18:03
De cruz marques a 10 de Julho de 2011 às 11:18
Obrigado pelas excelentes dicas que deixa aqui no seu blogue.Já aprendi algumas coisa.mas como principiante tenho muito que aprender .Agora uma que desejava aprender como podar cerejeiras. Tenho uma só mas esta muito alta mais de 3 metros, com várias hastes 10 ou 12 e quero que fique mais baixa se poder dar uma ajuda com foto agradecia obrigado.Cruz Marques
Eu sou da região de Coimbra, aqui há geadas até ao principio de Abril. Podes seguir á vontade o calendário.
De Teresa a 11 de Novembro de 2011 às 13:53
Excelente iniciativa!!
Já sigo este blog há algum tempo. Como iniciei a mnha horta há pouco tempo, são mais as asneiras que os sucessos ;) Por isso, toda a informação é muito bem vinda!!!
Boas Culturas,
Teresa
De fernando a 12 de Novembro de 2011 às 18:25
ola resido na figueira fa foz e sou um apreciador deste BLOG,,por isso os meus parabens,,,ha uma qualidade de cebola que se pode plantar nesta epoca??quem souber agradecia,,outra informacao,,,tenho diversas roseiras, como poderei fazer,,,caso na poda,,aproveitar algumas aparas para criar novas roseiras,,sera isso possivel? como fazer para elas criarem raiz?saudacoes e obrigado se vier alguma informacao,,,FERNANDO
De
chico a 15 de Novembro de 2011 às 16:56
Fernando.
Para fazer com que as roseiras ganhem raiz, basta enterrar na terra nos sítios onde pretende que elas se desenvolvam. pedaços da poda e deixar 2 ou 3 olhos de fora.
Boas culturas
De cavaco a 21 de Novembro de 2011 às 23:58
Boas Fernando,
Não sei se já obteve a sua resposta por parte do "Diário da Horta", mas quanto às cebolas pode semear agora em alfobre variedades temporãs disponíveis no mercado como a cebola de setúbal, a cebola branca de Lisboa ou a cebola saloia temporã. Lá para Janeiro quando as condições o permitirem pode começar a transplantá-las para a terra. se o tempo vier muito chuvoso ou frio pode adiar até Fevereiro que não há problema desde que não se esqueça de as regar no alfobre. Atenção que se elas nascerem mal e ficarem muito isoladas se ficarem muito tempo em alfobre podem começar a desenvolver-se muito. A mistura de terra que uso é de terra vermelha(barrenta) ou qualquer terra em bruto disponivel, areia, e estrume bem curtido (já em terra), mais ou menos em partes iguais de modo a que o composto final fique solto e escuro. Covém ficar algo consistente para aguentar bem a humidade para isso aperte um bocado da mistura final entre os dedos e veja se faz bola, quando molhada. Abraço e boas culturas!
De
Filomena a 15 de Novembro de 2011 às 21:15
Excelente blog! Parabéns! Continue assim...
De Delfina Freitas a 21 de Novembro de 2011 às 19:04
Acho o seu blog muito interessante, porque para mim que me iniciei agora nisto das hortas caseiras, toda a informação é pouca. Ainda vou a tempo de semear favas no fim semana de 27? Continue com o seu bom trabalho.
De cavaco a 22 de Novembro de 2011 às 00:29
Cara Delfina,
Estou cá de passagem e vendo a sua questão não me custa nada partilhar a minha experiência. Em relação às favas, por experiência própria, pode semeá-las até meio de Dezembro sem problemas. Também depende da região onde vive, se for mais para o interior, região mais fria e onde as coisas vêm sempre mais tarde pode semear até ao fim do mês de Dezembro. Um dos problemas que se prendem com o atraso desta cultura é de a partir de finais de Março/ínico de Abril, em determinados anos, vêm aqueles calores permaturos, temperaturas de 25ºc ou mais, que podem provocar o aparecimento de ferrugem (fungo que pinta as faveiras em algo semelhante a ferrugem) e que pode causar bastantes danos à produção. Quem semeia cedo colhe logo a partir de Março e pode evitar este mal. Todavia não as semeei com a terra encharcada. Espere uns dias de sol após a chuva, e pode abrir um pouco o terreno com a enchada para ele secar mais rápido. Se depois de semeadas lhes chover em "cima" tanto melhor. Abraço e boas culturas!
De Oscar Ribeiro a 26 de Novembro de 2011 às 00:06
Ola, claro que ainda vai a tempo, o mais importante é tentar.....
De Deolinda a 27 de Novembro de 2011 às 12:02
Olá a todos, apesar de consultar este blog regularmente, é a primeira vez que participo. Quanto às favas e aqui na minha zona ( distrito de Aveiro) plantam-se até final do ano, se bem que eu plantei as minhas a meados do mes de Outubro e estao enormes, com um palmo ou mais de altura! Plantei tambem ervilhas que estao bem desenvolvidas. Espero ter colheita em Março!! Aqui tambem gela muito, mas essas culturas sao resistentes...
Agora estou ponderar semear num sitio abrigado junto a um muro ensolarado um pouco de batata de 2º ano. Nao sei se vai resultar pois aqui as geadas sao fortes. Vai ser toda uma experiencia! No ano passado plantei a 15 de Janeiro no mesmo sitio e colhi as primeiras batatas na semana Santa... Parabens ao blog
De Joaquim Boto a 4 de Dezembro de 2011 às 21:48
Boa noite,
Tentei enviar um mail para diariodahorta@sapo.pt, mas a conta está inactiva....então vou fazer o meu contacto por aqui:
Encontrei à pouco o seu blog e fiquei fascinado com a quantidade de informação. Parabéns pelo blog e muito obrigado pela sua iniciativa. Estou certo que me será muito útil a informação que tem publicado.
Será que pode um dia destes fazer um pequeno "how to" sobre como fazer e manter todos aqueles regos em torno das plantações? e quiça um guia a explicar o melhor modo de organizar as culturas....
Já agora aproveito para colocar uma duvida:
Plantei este fim de semana umas arvores de fruto na minha mini hortinha (1 laranjeira, 1 limoeiro e 1 clementina). Abri uma boa cova e depois meti uma camadinha de caruma um pouco de terra, adubo (aconselharam-me na casa de sementes local) , depois coloquei a arvore e enchi o buraco fazendo uma caldeira para a água. Há mais alguma coisa que se deva fazer? Deve regar-se bem todos os dias certo?
Cumprimentos,
Joaquim Boto
De Oscar Ribeiro a 10 de Dezembro de 2011 às 14:46
Amigo, parabens pela iniciativa, é sempre bom plantar umas arvores contudo dado a altura do ano nao é necessario regar a arvore todos os dias,,,agora chove regularmente,,,,,,,,la para a primavera deve regar com frequencia,,,,,
No Inverno não é preciso regar, só mais tarde quando vier o calor. Agora é só esperar algum tempo...
De jose barreiro a 27 de Fevereiro de 2012 às 23:43
Aqui no Algarve podo as Roseiras em Janeiro!
De maria valente a 15 de Novembro de 2015 às 00:50
O que se deve fazer para tirar trepadeiras já com ramos muito grossos e literalmente a consumir árvores de fruto? e como salvar as árvores cravadas dessas eras ??
Obrigada
Comentar post